Digipeater APRS

Provendo cobertura APRS facilmente sem perder a qualidade!

BravoDIGI: a Digipeater APRS com Beacon de Objetos e sistema de filtros de pacote!

Como funciona a Digipeater APRS BRAVODIGI?

A operação convencionalmente opera em uma frequência simplex definida de acordo com a localidade e legislações vigentes. No Brasil, o sistema APRS está operando na frequência VHF 145.570 simplex sem subtom (também tem sido convencionado a utilização na faixa UHF em 433.550).

Com a digipeater APRS BravoDIGI você poderá dar cobertura a uma localidade facilmente bastando apenas esta placa conectada a um rádio em uma estação base. A área de abrangência de cobertura e o percentual de sucesso na decodificação e repetição de radio-pacotes será de acordo com as condições desta estação (altura e tipo de antena, qualidade do rádio e a devida calibragem do áudio feita através dos trimpots na placa BravoDIGI).

O funcionamento do sistema APRS por meio de uma estação Digipeater dá-se basicamente pelo esquema a seguir:

  1. As estações base / móvel que estão operando via RF transmitem os pacotes na frequência APRS.
  2. A estação repetidora de pacotes (digipeater) recebe-os e logo em seguida retransmite-os afim de que o pacote chegue até uma estação iGate que recebe-os e joga estas informações para dentro da rede APRS-IS.
  3. As repetições do pacote obedecerão as configurações WIDE (que são feitas na estação originadora do pacote) que indicam até quantas vezes ele será repetido. Portanto, se o pacote chegar a sua estação Digipeater com WIDE com valor 1, ele não será repetido. Veja este tutorial que fala sobre WIDE.

O que você precisa saber sobre a Digipeater APRS:

Recomenda-se que ao alcance de toda Digipeater tenha-se uma estação iGate que receba os pacotes e jogue-os para a Internet (APRS-IS). Todavia, você pode tranquilamente fazer a cobertura de uma extensa localidade com várias digipeaters, sendo que os pacotes apenas necessitaram percorrer um caminho maior para chegar até um iGate.

Vamos falar de filtros no APRS?

Em muitas localidades aonde o sistema APRS é amplamente utilizado pelos radioamadores e forças de ajuda humanitária, o tráfego de dados na rede de rádio é intenso. Em razão disso, para otimizar o uso do sistema na rede RF é interessante que nem todos os pacotes sejam digi-repetidos (seja apenas recebendo-os e inserindo os dados para dentro da Internet ou não fazendo nada com eles). Tráfego de informações como Objetos, Telemetria e análogos por vezes não é interessante que seja repetido e repetido pelas estações repetidoras APRS pois ocupam a frequência e ocasionam perda de pacotes mais importantes como os beacons de Posições e Mensagens das outras estações APRS. Por isso, você poderá colaborar com o bom gerenciamento da sua rede APRS trabalhando com as configurações filtragem por tipo de pacote e SSID na sua BravoDIGI!

Altere suas configurações quando quiser…

Todas as configurações e ajustes da sua BravoDIGI você mesmo pode realizar por meio do Software de Configuração intuitivo que gera o Firmware para sua placa. A qualquer momento você poderá gerar um firmware novo e com as útlimas atualizações e carregar na sua placa utilizando a ferramenta online de geração de firmware. Plugue sua placa via USB ao PC e vamos lá!

Hardware BravoDIGI

A placa BravoDIGI foi desenvolvida com componentes de alta qualidade, para trabalhar ininterruptamente mesmo em condições de uso intenso.

As conexões com o rádio e fonte de alimentação são feitas por meio do conector DB9.

Regulagem de áudio através dos trimpots de ajuste na placa

Recomenda-se que o ajuste do áudio seja feito da seguinte forma:
1. Feche totalmente o volume do áudio que será transmitido pelo seu rádio, por meio do trimpot na placa.
2. Vá abrindo o áudio aos poucos até verificar que a sua digipeater está sendo escutada e decodificada por outras estações.
3. Atente-se para que o áudio que é transmitido pela sua estação não fique saturado. Aumente o volume o áudio apenas até o suficiente para que as demais estações escutem a sua digipeater.

Fotos do Equipamento

Conheça também:

– BravoTracker – O tracker APRS mais completo e com telemetria!

– Radio Server – Placa Stand Alone para APRS, Echolink e +!!