Radio Server – Stand Alone APRS ECHOLINK WX

A solução IoT mais completa para APRS, Echolink, Gravação Digital de Fonia e Estações de Reportagem Meteorológica.

Operando como servidor APRS

Com o Radio Server você poderá criar facilmente um servidor Stand Alone de APRS com as principais funcionalidades disponíveis deste sistema (plotagem de objetos, filtros de pacotes, transmissão de dados RF<>APRS-IS – Internet). Por meio do painel de controle o usuário acessa o equipamento e define as configurações da estação (Indicativo, SSID, Ícone, Tempo e mensagem do Beacon, WIDE e etc).

O Radio Server possui um algorítimo de decodificação de pacotes que é fantástico! Mesmo se a transmissão chegar com o áudio danificado (intercortado, áudio saturado, muito baixo ou em meio a interferências de rádio estática – QRM), o software APBK efetua as devidas correções, resultando em um dos melhores percentuais de sucesso na decodificação de pacotes APRS.

Além disso, o sistema APRS do Radio Server Stand Alone aceita trabalhar em TODAS as taxas de modulação AFSK utilizadas no APRS:
– 300 bauds (HF);
– 1200 bauds (VHF/UHF);
– 2200 bauds (VHF/UHF);
– 2400 bauds;
– 4800 bauds;
– 9600 bauds (UHF);

Uma maneira fácil para você plotar seus objetos no mapa APRS:

Você quer plotar no mapa APRS da sua localidade os pontos mais importantes? Com o iGate Stand Alone que você faz com o seu Radio Server é muito fácil! Em poucos passos você adiciona, remove e edita objetos de forma simples e precisa, informando Nome, Coordenadas (latitude e longitude), selecionando um ícone na galeria e adicionando uma descrição.

E ainda: você pode escolher se o seu iGate transmitirá os pacotes dos objetos via RF, via Internet e RF ou se descarrega os dados diretamente na rede APRS somente por meio da conexão com a APRS-IS.

Fácil demais, não é mesmo? Acesse o painel de controle demonstrativo e experimente você mesmo!

Vamos falar de filtros no APRS?

Em muitas localidades aonde o sistema APRS é amplamente utilizado pelos radioamadores e forças de ajuda humanitária, o tráfego de dados na rede de rádio é intenso. Em razão disso, para otimizar o uso do sistema na rede RF é interessante que nem todos os pacotes sejam digi-repetidos (seja apenas recebendo-os e inserindo os dados para dentro da Internet ou não fazendo nada com eles). Tráfego de informações como Objetos, Telemetria e análogos por vezes não é interessante que seja repetido e repetido pelas estações repetidoras APRS pois ocupam a frequência e ocasionam perda de pacotes mais importantes como os beacons de Posições e Mensagens das outras estações APRS. Por isso, você poderá colaborar com o bom gerenciamento da sua rede APRS trabalhando com a filtragem por tipo de pacote no seu Radio Server APRS!!

Operando como estação ECHOLINK

Somente quem já se aventurou na montagem de uma estação echolink sabe como é difícil e exaustivo este trabalho. Porém, o Radio Server veio para mudar esta história!!

Você não precisa mais passar por aquela dor de cabeça de preparar e manter um CPU de computador para conectar sua estação / repetidora no ECHOLINK. Agora com baixíssimo consumo de energia e com pouco esforço, você configura seu Radio Server para operar como uma estação echolink oferecendo os principais recursos como TRABALHAR CONECTADO EM CONFERÊNCIAS, REPORTAGEM METEOROLÓGICA LOCAL e muito mais!!

Vantagens de usar a placa Radio Server ao invés de um PC para montar seu echolink:
– Baixíssimo consumo de energia;
– Muito menos suscetível a travamento do que um PC;
– Hardware já preparado para conectar-se ao rádio;
– Extremamente fácil de configurar;
– Fácil ajuste do áudio pelos trimpots na placa;
– Não requer de acessórios como uma Interface de Conexão Rádio<>PC, apenas o cabo específico;

Experimente você mesmo!

Acesse o Painel Demonstrativo:  http://www.py5bk.net/Radio-Server-DEMO/

Login: admin
Senha: admin

Hardware Radio Server

A placa Radio Server foi desenvolvida com componentes de alta qualidade, para trabalhar ininterruptamente mesmo em condições de uso intenso.

Possui interface de rede para conexão com a rede Ethernet cabeada (RJ45), mas também oferece suporte para conexão com redes Wifi por meio de sua placa de rede sem fio embutida.

A conexão com o rádio é feita através do conector DB9 incorporado na placa.

Baixíssimo consumo de energia é um grande diferencial em utilizar o Radio Server Stand Alone no lugar de um microcomputador, além de ser possível otimizar suas operações portáteis e de missão crítica em condições com energia auxiliar (baterias, nobreaks e etc).

Sistema Operacional não é mais um problema!

O Radio Server pode ser acessado e configurado em qualquer sistema operacional (Windows, Linux, MacOS), bem como por meio de dispositivos portáteis (Celulares Android, iPhone, iPad, Tablets e etc), pois requer apenas um navegador de internet para acessar e configurar o seu dispositivo.

Feito para o MUNDO!

O Radio Server é multi idioma, tendo o seu painel de configuração disponível em Português, Inglês e Espanhol, e ainda com novas traduções em andamento.

Sempre atualizado!

O Radio Server possui no seu painel de configuração a opção de Update, para que seja possível que o usuário facilmente cheque se há novas atualizações do sistema. O processo de Update requer que o equipamento esteja conectado a uma rede com acesso a Internet.

O seu equipamento poderá contar sempre com as mais recentes funcionalidades lançadas pela nossa equipe! Em 3 cliques o seu sistema é atualizado!

Conheça também:

– BravoTracker – O tracker APRS mais completo e com telemetria!

– BravoDIGI – Digipeater APRS com sistema de filtros e beacon de objetos!